Organisation for Economic Co-operation and Development.
Instituto Ayrton Senna.
Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos.
Ministério da Educação.

Fórum Internacional de Políticas Públicas

“Educar para as Competências do Século 21”

High Level Policy Forum “Skills for Social Progress”

Dias 24 e 25 de março – São Paulo – Brasil

 

O Fórum Internacional de Políticas Públicas, que aconteceu em São Paulo, nos dias 24 e 25 de março de 2014, teve como tema “Educar para as competências do Século 21“.

 

Realizado conjuntamente pelo Ministério da Educação (MEC), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), o Fórum reuniu líderes educacionais de todo o mundo para discutir como preparar as crianças e jovens para os desafios socioeconômicos do século 21.

Dada a crescente evidência de que as competências socioemocionais (também chamadas de competências não cognitivas) desempenham um papel considerável na promoção do sucesso individual e coletivo, o debate focou quatro grandes objetivos:

  • Compreender quais competências são importantes
  • Compreender os mecanismos de formação de competências e desenvolver melhores práticas para promovê-las
  • Medir competências socioemocionais e melhorar políticas públicas e contextos de aprendizagem
  • Desenvolver estratégias para garantir uma abordagem plena e coerente para o desenvolvimento de competências

Os participantes reconheceram a importância das competências socioemocionais para a promoção do sucesso de crianças e adolescentes ao longo da vida, bem como para a promoção do sucesso social. Da mesma maneira, líderes educacionais expressaram entusiasmo em desenvolver e melhor avaliar as competências socioemocionais.

Além disso, o Fórum enfatizou a necessidade de garantir a coerência entre políticas públicas e práticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como a importância de fortalecer a colaboração entre formuladores de políticas públicas, gestores escolares, pais e professores. Também sublinhou a demanda por transparência na troca de informações entre esses diversos atores e apontou para a necessidade de medir de forma regular e precisa essas competências.

 

Para mais informações sobre o trabalho da OCDE na área de educação e progresso social, acesse o site: http://www.oecd.org/edu/ceri/educationandsocialprogress.htm

Para mais informações sobre o trabalho do Instituto Ayrton Senna sobre competências socioemocionais, acesse: http://educacaosec21.org.br/


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